APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – UM MAPEAMENTO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

Autores

  • Bruno Freitas Santos
  • Gabriel Kafure da Rocha

Palavras-chave:

Território, Ensino-Aprendizagem, Construtivismo

Resumo

A pesquisa intitulada com a temática Aprendizagem Significativa tem como objetivo analisar o aprimoramento e a inserção das metodologias ativas e estratégias de ensino, aliadas as práticas pedagógicas, do curso de Ensino Médio Integrado em Agropecuário do Campus Petrolina Zona Rural IFSertão (PE). O problema apresentado é que na construção de uma aprendizagem muito superficial e mecânica, que fica restrita apenas dentro das quatro paredes da sala de aula, o estudante acaba não conseguindo transpor os conhecimentos adquirido para a resolução de problemas da vida prática e a tomada de decisões por não conhecer o próprio espaço em que atua como protagonista de aprendizagem. Diante do exposto, as problemáticas que nortearam esta pesquisa foram as seguintes: Como ensinar de forma significativa? Quais os recursos e atividades que serão capazes de construir um aprendizado significativo? Qual a/o melhor estratégia/método de ensino que será funcional nessa construção de aprendizagem significativa? Das perguntas acima, todas foram significativas até agora na pesquisa, pretendendo buscar respostas para as mesma.A metodologia usada foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter bibliográfico, uma vez que se pautou em vários teóricos da temática. Os resultados parciais da pesquisa servem de subsídios para um melhor agir da prática pedagógica e um maior conhecimento dos agentes do processo. Enfatizando ainda que com o periodo pandemico, os alunos não conhecem o campus, e daí surge a necessidade dessa cartografia como guia interativo para que os alunos conheçam melhor seu espaço de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Santos, B. F., & Rocha, G. K. da. (2023). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – UM MAPEAMENTO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL. RACI - Revista Administração E Contábeis IDEAU, 2(1), e221. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/raci/article/view/221