EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: HISTORICIDADE, APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES CURRICULARES
Palavras-chave:
Avaliação, Currículo, Ensino MédioResumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi instituído com o objetivo de avaliar aquele nível de ensino. Após passar por sucessivas reformulações, tornou-se o principal meio de acesso às Instituições de Ensino Superior do país, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e também pelo Financiamento Estudantil (FIES). O presente estudo teve por objetivo traçar um panorama de evolução do ENEM, discutindo suas aplicações e implicações na educação dos brasileiros. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos e documentais em bases analógicas e digitais. Observou-se que o ENEM se firma em teorias tradicionais de ensino e currículo, ao passo em que pode determinar as formas de abordagem do conteúdo pelos docentes, que assumem papel central em sua transmissão. Do mesmo modo, o exame, atualmente, tem como principal foco a inserção dos estudantes no Ensino Superior, para além da formação cidadã.