OS PROCESSOS EDUCATIVOS DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA FEMININA: A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PELOS CONCEITOS ANDRAGÓGICOS NO BRASIL

Autores

  • Claudia Alba Natali Malagri Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
  • Gabriela Martins Schlesner Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
  • Daniel Luciano Gevehr Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
  • Dilani Siveira Bassan Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Palavras-chave:

Andragogia, Educação, Reabilitação, População Carcerária Feminina, Desenvolvimento

Resumo

O direito à educação é essencial para o desenvolvimento do indivíduo e este deve ser garantido pelo Estado, independentemente da condição de cada um. É pela educação que o ser humano conquista sua autonomia, liberdade e exerce a sua cidadania, portanto, ela pode ser considerada uma estratégia eficaz no processo de reabilitação daqueles indivíduos privados de liberdade, uma vez que contribui para o desenvolvimento do cidadão restaurando a sua dignidade e o seu espaço na sociedade. Pensando na relevância desta temática, esta pesquisa objetiva, através de levantamento bibliográfico identificar o perfil das mulheres privadas de liberdade no Brasil, os caminhos da educação brasileira e a utilização dos modelos andragógicos como proposta para efetivação das competências dessas mulheres. Após análise bibliográfica foi constatada a possibilidade na implantação desses modelos em presídios que já possuem estrutura educacional organizada que proporcionarão mudanças efetivas nas vidas daquelas mulheres e consequentemente a promoção do seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Gabriela Martins Schlesner, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Gabriela Martins Schlesner, Pós-Graduada em Docência do Ensino Médio Técnico e Superior na Área da Saúde pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul e Mestranda em Desenvolvimento Regional PPGDR- FACCAT;

Daniel Luciano Gevehr, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

DOUTOR EM HISTÓRIA E PROFESSOR E PESQUISADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) DAS FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT). SUAS PESQUISAS PROBLEMATIZAM O PATRIMÔNIO CULTURAL, A PRODUÇÃO DE IMAGINÁRIOS E REPRESENTAÇÕES E OS DISCURSOS HISTORIOGRÁFICOS SOBRE A IMIGRAÇÃO NO SUL DO BRASIL.

Dilani Siveira Bassan, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003) e Doutorado em Desenvolvimento Regional pela UNISC (2017). Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Alba Natali Malagri, C., Martins Schlesner, G., Luciano Gevehr, D., & Siveira Bassan, D. (2023). OS PROCESSOS EDUCATIVOS DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA FEMININA: A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PELOS CONCEITOS ANDRAGÓGICOS NO BRASIL. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(1), 86–107. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/93