FAZENDO A DIFERENÇA: TRAJETÓRIAS INFLUENCIADAS PELA DISCRICIONARIEDADE DA GESTÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.55905/reiv5n1-002Palavras-chave:
Agente/Estado, Agente/Cidadão, Burocracia de Nível de Rua, Categorização Social, Gestão EscolarResumo
Este estudo objetiva discutir a ação do agente implementador na gestão de uma escola municipal do Rio de Janeiro que, na prestação do serviço público, categoriza socialmente os estudantes para classificá-los como merecedores ou não da política pública. A partir da teoria da Burocracia de Nível de Rua lipyskiana e das perspectivas das narrativas agente/estado e agente/cidadão, discutem-se as implicações de tal categorização e a ressignificação da política para responder, no cotidiano escolar, a casos particulares, na tentativa de influenciar trajetórias escolares. Apresenta-se uma pesquisa bibliográfica e se estabelece um diálogo com a gestão da escola por meio da Análise Textual Discursiva. Conclui-se que a racionalidade técnica da direção escolar é suplantada na incorporação de uma variável humana e política como elemento de análise que permite compreender o rumo de uma política pública e as decisões tomadas na burocracia em resposta a dimensões humanas e particulares.