FAZENDO A DIFERENÇA: TRAJETÓRIAS INFLUENCIADAS PELA DISCRICIONARIEDADE DA GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Tereza Cristina de Almeida Guimarães
  • Elisangela da Silva Bernado

DOI:

https://doi.org/10.55905/reiv5n1-002

Palavras-chave:

Agente/Estado, Agente/Cidadão, Burocracia de Nível de Rua, Categorização Social, Gestão Escolar

Resumo

Este estudo objetiva discutir a ação do agente implementador na gestão de uma escola municipal do Rio de Janeiro que, na prestação do serviço público, categoriza socialmente os estudantes para classificá-los como merecedores ou não da política pública. A partir da teoria da Burocracia de Nível de Rua lipyskiana e das perspectivas das narrativas agente/estado e agente/cidadão, discutem-se as implicações de tal categorização e a ressignificação da política para responder, no cotidiano escolar, a casos particulares, na tentativa de influenciar trajetórias escolares. Apresenta-se uma pesquisa bibliográfica e se estabelece um diálogo com a gestão da escola por meio da Análise Textual Discursiva. Conclui-se que a racionalidade técnica da direção escolar é suplantada na incorporação de uma variável humana e política como elemento de análise que permite compreender o rumo de uma política pública e as decisões tomadas na burocracia em resposta a dimensões humanas e particulares.

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

Guimarães, T. C. de A., & Bernado, E. da S. (2025). FAZENDO A DIFERENÇA: TRAJETÓRIAS INFLUENCIADAS PELA DISCRICIONARIEDADE DA GESTÃO ESCOLAR. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 5(1), e241. https://doi.org/10.55905/reiv5n1-002