A FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL, CRÍTICA E ANTIRRACISTA

Autores

  • Francisca Lusia Serrão Ferreira
  • José Flávio da Paz
  • Lucimar Perondi
  • Rute Barboza da Silva

Palavras-chave:

Formação Docente, Interculturalidade, Educação, Crítica, Antirracismo, Diversidade Cultural

Resumo

Este artigo de revisão bibliográfica analisa a formação docente sob a ótica intercultural, interseccional, crítica e antirracista, considerando as exigências contemporâneas de inclusão e a necessidade de combater práticas discriminatórias na sociedade, no espaço escolar e na sala de aula, em especial. A abordagem considera, não somente, a função docente, mas de todos os membros educadores da escola como agentes de transformação social, questionando o currículo tradicional e propondo práticas pedagógicas que acolham a diversidade cultural. Pensadores e pensadoras como Candau (2008), Canen & Moreira (2009), Crenshaw (1989), Collins (2000), Davis (1981), Freire (1996), Gomes (2017), Oliveira & Gomes (2015), Silva (2003) entre outros investigadores e investigadoras embasam as reflexões teórico-práticas apresentadas neste produto acadêmico, reforçando a importância de uma formação que desenvolva o pensamento crítico, reflexivo e contribua para uma educação, verdadeiramente, equitativa, inclusiva que respeite as diferenças étnicas, sociais, histórico-culturais e a diversidade humana.

Downloads

Publicado

2024-11-27

Como Citar

Ferreira, F. L. S., Paz, J. F. da, Perondi, L., & Silva, R. B. da. (2024). A FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL, CRÍTICA E ANTIRRACISTA. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 4(2), e222 . Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/222