O EMPOBRECIMENTO DA EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA FILOSÓFICA DE WALTER BENJAMIN E A PROPOSIÇÃO DA INFÂNCIA COMO UMA CATEGORIA PERMANENTE NA VIDA HUMANA

Autores

  • Beatriz Menegaz Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - IDEAU

Palavras-chave:

Experiência, Infância, educação

Resumo

A redução das experiências no cenário da modernidade permeia a condição de existência do ser humano, visto que na medida em que são reduzidas causam consequências em toda a esfera social. Assim, recorrer ao pensamento do filósofo alemão Walter Benjamin, torna-se uma maneira importante de ampliar os horizontes do pensamento moderno, revendo de modo hermenêutico, a história, a cultura e as dimensões humanas afetadas em meio a tais deliberações. Na perspectiva do autor, a perda gradativa da capacidade de intercambiar experiências e de construir memórias representa a perda da tradição coletiva de narrar e de comunicar, e esse declínio intervém diretamente na construção da infância, pois em meio à modernidade, a criança passa pela alienação da linguagem e pela convivência com o indivíduo solitário e manipulável, além da imposição advinda dos adultos e da indústria. O proposto por Benjamin em meio a tal empobrecimento interliga-se a possibilidade de considerar a riqueza da infância em criar, inventar e alegorizar, para ampliar, construir e restaurar o pensamento humano, o próprio saber e a experiência, fazendo alusão a infância permanente na vida dos sujeitos.

 

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Publicado

2023-02-03

Como Citar

Menegaz, B. (2023). O EMPOBRECIMENTO DA EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA FILOSÓFICA DE WALTER BENJAMIN E A PROPOSIÇÃO DA INFÂNCIA COMO UMA CATEGORIA PERMANENTE NA VIDA HUMANA. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(1), 181–192. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/112