FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NO BERÇÁRIO: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ
Palavras-chave:
Educação, Curso de Pedagogia, Formação de ProfessoresResumo
O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido na graduação em Pedagogia e tem por objetivo refleitir sobre a formação inicial dos professores para atuar no berçário. Problematizamos neste estudo a formação do pedagogo, enquanto professor, para atuar no berçário ofertado por duas instituições de ensino superior, uma instituição de caráter administrativo público e uma instituição privada, situadas na mesorregião Centro-Sul do estado do Paraná. A pesquisa conta com análise dos Planos de Ensino que tratam da Educação Infantil na formação inicial do pedagogo, objetivando identificar, nas ementas e conteúdos programáticos, aspectos que identifiquem a formação do pedagogo para atuar no berçário. A fundamentação teórica aborda documentos oficiais que tratam do curso de Pedagogia, autores que discutem a formação do pedagogo, bem como a formação deste profissional para atuar na Educação Infantil e especificamente o berçário. O presente estudo foi complementado com entrevista semiestruturada com quatro educadoras da Educação Infantil que atuam no berçário, duas formadas na instituição pública e duas formadas na instituição privada. A análise dos dados coletados foi realizada a partir do pressuposto de Bardin (2016) com a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que os Planos de Ensino não contemplam conteúdos programáticos específicos para essa faixa etária, fragilizadando assim, a formação profissional do pedagogo para o berçário. As narrativas dos sujeitos explicitam o pouco contato com atividades para bebês e as experiências propiciadas pela disciplina de Estágio na Educação Infantil foram insuficientes, comprometendo o atendimento no berçário, após formados.