PENSAMENTO SISTÊMICO PARA IMPLANTAR AÇÕES DE ADEQUAÇÃO AO ESOCIAL: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Pensamento Sistêmico, eSocial, Indústria AutomotivaResumo
A dificuldade de manter uma fiscalização eficiente das relações trabalhistas no Brasil levou o governo a instituir um programa que consolida automaticamente e em tempo real, as informações referentes às relações entre empresas e seus funcionários, denominado eSocial. Esse programa envolve uma série de mudanças na forma com as empresas tratam seus procedimentos de registros das relações de trabalho e a forma como esses dados são repassados para as instituições governamentais. O objeto deste trabalho é o estudo de caso em uma fabricante de veículos automotores sobre as ações de adequação ao programa eSocial, utilizando os conceitos do pensamento sistêmico e a sua metodologia de análise e resolução de problemas para desenvolver internamente essas ações de adequação. Foi formado um grupo de funcionários de diversas áreas da empresa, que, conduzidos pelos autores deste trabalho, seguiram os passos da metodologia do pensamento sistêmico sugeridos por Andrade (1997) e implantaram o trabalho na empresa. Os aprendizados relatados, os resultados obtidos e as possibilidades de aplicações futuras do Pensamento Sistêmico indicam que o método melhorou a qualidade das ações e proporcionou a elaboração de ações mais eficientes.